domingo, 26 de outubro de 2008

O Dono da Bíblia

Sei que escrever cartas é antigo, assim como ouvir rádio. Mas quem pode negar a beleza de algumas coisas antigas?!
Ouvi no rádio sobre um projeto - A BÍBLIA MANUSCRITA -logo me interessei, primeiramente porque teríamos a oportunidade de fazer como se fazia há séculos, mas quando soube do objetivo maior do projeto, o interesse aumentou! O projeto deseja unir as igrejas, todas elas, num só propósito: AJUDAR AO PRÓXIMO.
Esse projeto visa doar gratuitamente Bíblias para qualquer cego que queira possuir uma Bíblia em braile, e aí, mais uma vez se mostra a beleza do projeto: INCLUSÃO. Num mundo inteiramente excludente, ainda há pessoas remando contra a maré!
Fomos até a Sociedade Bíblica do Brasil, que DÔOU todo o material para efetuar o trabalho de transcrição da Bíblia. "Que maravilha!", pensei eu...
A cada versículo escrito, era sugerida a doação de APENAS R$1,00 (1real) para que as Bíblias fossem doadas (detalhe:Cada Bíblia em braile mede aproximadamente 1,70 m e custa em média 2.000 reais), se todas as igrejas no Brasil inteiro se unissem, que maravilha, mais pessoas seriam incluídas e evangelizadas, numa sociedade tão carente de Deus e o melhor de tudo: poderiam conhecer a vontade de Deus através de suas próprias mãos, literalmente.
Continuando a história, que começará a ficar menos legal a partir de agora...
Levamos a Bíblia a ser manuscrita até a igreja.
Seguiu-se todo o protocolo de falar com o responsável pela Igreja...
Os adolescentes, se interessaram em oferecer seu tempo e para ofertar 1 real,abdicaram do refrigerante ou das balas(acho que é isso que a BÍBLIA diz a respeito de ser como crianças...). Então alguns deles escreveram. Algumas outras poucas pessoas se interessaram, principlmente recém-convertidos(acho que eles também sabem o valor de conhecer o que há naquele magnífico livro).
Mas semanas se passaram, o livro a ser transcrito à disposição e nenhuma mobilização, nem de púlpito, nem de pessoas para se doar, unir-se em um só próposito.
As pessoas chegaram a dizer que não iriam perder o tempo delas escrevendo...
Me questiono quanta mobilização há para uma viagem à "terra santa", a fim de conhecer a terra onde a igreja começou, sem ao menos saber o significado de ser igreja... ou para irem a cruzadas evangelísticas e congressos para encherem-se da Palavra, mas encher e doar para quem? É tão irônico isso...
A palavra grega traduzida como "igreja" significa, literalmente, "chamado para fora"... não só do pecado, mas também somos comissionados a estender as mãos em ajuda e união.
Penso em como o DONO DA BÍBLIA deve se sentir enquanto observa a "igreja" em seu "trabalho".
Não falo aqui pleiteando em causa própria, mas por uma causa que deveria ser abraçada por todos, mostrando a quem servimos e como conseguiriamos ir longe se lutassemos juntos por ma mesma causa. Falo das milhares de pessoas excluídas, marginalizadas e que não têm como enxergar as palavras da Bíblia. Não é que não queiram ver, elas simplesmente não podem... A Igreja que deveria sair para para levar a mensagem de salvação está trancanda em si mesma, em guetos egoístas, excludentes, sem tempo, sem ouvir o chamado aflito dos que tateiam na escuridão (literalmente ou não). Isso me entristece profundamente. Hoje tenho um dos meus braços engessado, essa limitação passageira me faz perceber o quanto é difícil escrever todo esse texto com apenas uma das mãos, mas isso é temporário, imagine a difículdade diária de quem não vê, não ouve, não anda, de quem é marginalizado...
Se estou triste assim, imagino como CRISTO deve se sentir ao observar nossa "boa vontade" em proclamar as boas novas.
Imagine se o Dono da Bíblia não tivesse tempo de se doar, morrer e ressurgir por você... onde você estaria?
Na mais profunda escuridão, com toda a certeza!

Amanda Oliveira - Filha da Luz

Nenhum comentário: